O investimento em capital de risco é uma forma de financiamento em que os investidores investem em empresas em fase de arranque e em empresas jovens com elevado potencial de crescimento. Estes investidores, designados por investidores de capital de risco, fornecem capital a empresas que se encontram nas primeiras fases de desenvolvimento e que, normalmente, ainda não estão prontas para serem transaccionadas em bolsas de valores públicas.
As principais características dos investimentos de capital de risco incluem:
Risco e elevado potencial de retorno: O investimento em capital de risco envolve um elevado nível de risco porque a maioria das empresas em fase de arranque não sobrevive até à fase de rentabilidade. No entanto, se forem bem sucedidas, as receitas podem ser significativas.
Fases do investimento: Os investimentos de capital de risco são geralmente efectuados nas fases iniciais de desenvolvimento da empresa, tais como a pré-fase (pré-startup), a fase nascente (startup), a fase de crescimento inicial e a fase de desenvolvimento.
Participação ativa: Os investidores de capital de risco não só fornecem financiamento, como também participam ativamente na gestão e no desenvolvimento estratégico da empresa, fornecendo os seus conhecimentos e ligações.
Liquidação dos investimentos: Os investidores de capital de risco esperam normalmente liquidar os seus investimentos através de uma OPI (Oferta Pública Inicial), de uma fusão ou da venda da empresa.
Diversificação da carteira: Devido ao elevado risco, os investidores de capital de risco diversificam frequentemente a sua carteira, investindo em várias empresas em fase de arranque para atenuar as perdas potenciais.
O investimento em capital de risco é fundamental para o crescimento das empresas de inovação e tecnologia, proporcionando-lhes acesso a capital nas fases iniciais, quando muitas vezes não dispõem de outras fontes de financiamento.
Todos os direitos reservados.